Acervo das Bibliotecas


⠀⠀⠀⠀⠀Classificação Decimal Universal

⠀⠀⠀⠀⠀Os livros de todas as Bibliotecas da Instituição são classificados de acordo com a Classificação Decimal Universal - CDU, juntamente com o Anglo American Cataloguing Rules (AACR2) e para normalização bibliográfica as normas de documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que tem como principais áreas:

⠀⠀⠀⠀⠀0 Generalidades. Informação. Organização.
⠀⠀⠀⠀⠀1 Filosofia. Psicologia.
⠀⠀⠀⠀⠀2 Religião. Teologia
⠀⠀⠀⠀⠀3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.
⠀⠀⠀⠀⠀5 Matemática e Ciências Naturais.
⠀⠀⠀⠀⠀6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.
⠀⠀⠀⠀⠀7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.
⠀⠀⠀⠀⠀8 Linguagem. Linguística. Literatura.
⠀⠀⠀⠀⠀9 Geografia. Biografia. História.

⠀⠀⠀⠀⠀Acervo

⠀⠀⠀⠀⠀O Acervo bibliográfico é especializado e informatizado, contemplando as áreas pertinentes aos cursos ministrados pelo Instituto, em diferentes suportes, possui regulamento próprio aprovado pela Diretoria Geral da Instituição, formado de acordo com as áreas de conhecimento do campus onde a biblioteca está alocada para facilitar o acesso aos usuários. O desenvolvimento quantitativo envolve a definição em relação à quantidade de exemplares de cada título a ser adquirido. Este critério é definido de acordo com a característica de cada material bibliográfico e as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que determinam que livros sejam adquiridos conforme o tipo de bibliografia:

⠀⠀⠀⠀⠀• Básica: mínimo de 3 títulos, sendo determinado os números de exemplares conforme as vagas/anuais de cada curso;
⠀⠀⠀⠀⠀• Complementar: mínimo de 5 títulos,sendo determinado os números de exemplares conforme as vagas/anuais de cada curso.

⠀⠀⠀⠀⠀Acervo de periódicos

⠀⠀⠀⠀⠀Já o acervo de periódicos, é distribuídos variados títulos entre as principais áreas do curso, atualizados, conforme a decorrência dos semestres e períodos, podendo ter acesso impresso ou virtual. Possui um acervo bibliográfico informatizado por software específico que passa por atualizações técnicas periodicamente, sendo que esse sistema implantado é o software Gestão Bibliotecária da TOTVS onde se encontra todo armazenamento e recuperação da informação.

⠀⠀⠀⠀⠀Os periódicos virtuais são da base da EBSCO INFORMATION SERVICES - EBSCO que possui três bases de dados Academic Search Premier, Fonte Acadêmica e World Politc Review totalizando mais de 40.000 títulos de periódicos.

⠀⠀⠀⠀⠀Comutação Bibliográfica

⠀⠀⠀⠀⠀Também possuímos o acesso ao Programa de Comutação Bibliográfica (Comut), é um esforço conjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do IBICT e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Ensino Superior (Sesu). O Comut tem por objetivo facilitar o acesso à informação necessária ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico do País.