Avaliação Institucional

⠀⠀⠀⠀⠀Buscando sempre a excelência do ensino as Faculdades Santo Agostinho(FASA), realizam um trabalho de qualidade que as caracteriza e as acompanha desde a sua criação em 2002: "qualidade em ensino superior", muitas ações e atitudes implantadas e que estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI) foram resultados dos processos avaliativos internos, com a participação dos segmentos da comunidade acadêmica e da Avaliação Institucional Externa. As reivindicações e sugestões carregadas de plausibilidade que foram apresentadas pelos segmentos da comunidade acadêmica, desde a implantação e estrutura do Setor de Avaliação Institucional Interna (Ano de 2002), em sua maioria, são analisadas, verificando-se a viabilidade da demanda, atendendo e retornando-as a curto, médio e longo prazo.

⠀⠀⠀⠀⠀A Instituição é composta pelas faculdades: Faculdade de Direito Santo Agostinho (FADISA), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Santo Agostinho (FACISA), Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Santo Agostinho (FACET), Faculdade de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho (FS), o Instituto Superior de Educação Santo Agostinho (ISA), com localização em campi com endereços distintos.  A Faculdade Santo Agostinho de Sete Lagoas (FASASETE), em Sete Lagoas/MG, a Faculdade Santo Agostinho de Vitória da Conquista (FASAVIC), e a Faculdade de Saúde Santo Agostinho de Vitória da Conquista (FASA), ambas em Vitória da Conquista, Bahia. Para cada faculdade, de acordo com a legislação vigente, criou-se a sua CPA e a compôs com a representatividade dos segmentos da comunidade acadêmica para acompanhamento das atividades dos Cursos e da Instituição.

⠀⠀⠀⠀⠀O Setor de Avaliação Institucional Interna das Faculdades Santo Agostinho – FASA segue as orientações gerais para a autoavaliação das Instituições de Ensino Superior através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Instituído pela lei n.°10.861, de 14 de abril de 2004, o SINAES se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

⠀⠀⠀⠀⠀A autoavaliação das Faculdades Santo Agostinho (FASA), se estrutura dentro do principal objetivo que é a reflexão sobre o cumprimento da missão da IES, das políticas institucionais, e, por consequência, leva a Instituição a investir de maneira consciente e idônea nos aprimoramentos contínuos da qualidade acadêmica. Como processo avaliativo, configura-se na retroalimentação do conjunto das avaliações (externas e internas) e suas atividades acadêmico-administrativas, de forma a demonstrar as ações implementadas e as melhorias da IES. Em uma visão ampla, o que se pretende é, após os processos avaliativos, tê-la como estratégia de gestão e como parâmetro de atuação dos Cursos da IES. 

⠀⠀⠀⠀⠀Da Divulgação dos Resultados

⠀⠀⠀⠀⠀A avaliação institucional é um processo de aperfeiçoamento e analisa o que já foi e o que está sendo realizado, apresentando os resultados de forma a serem interpretados e utilizados pelos diversos segmentos: gestores, professores, alunos, funcionários e comunidade. Sob essa perspectiva, o material e o modo de comunicação favorecem a tomada de decisões em todos os níveis. O retorno dos dados para a análise dos resultados é organizado sistematicamente em cada curso e faculdade, com participação de professores, alunos e funcionários. Os resultados são analisados numa perspectiva de planejamento intrinsecamente relacionado ao processo de avaliação contínuo, evolutivo, flexível e confiável, em todos os níveis e modalidades. Trata-se de um processo de retroalimentação que simultaneamente consolida, sensibiliza e desenvolve ações voltadas para o aperfeiçoamento constante da qualidade em ensino superior.

⠀⠀⠀⠀⠀Das Comissões Próprias de Avaliação - CPAs 

⠀⠀⠀⠀⠀As Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Faculdades Santo Agostinho são Comissões legítimas pela sua composição, de natureza consultiva e deliberativa, com a atribuição de conduzir os processos de avaliação institucional internos da instituição e de sistematização das informações. Os membros que compõe a CPA são representantes da Comunidade Acadêmica de cada Faculdade: a Coordenação que a preside (designada pela Direção), representante discente (acadêmico eleito pelos pares), representante docente (professor eleito pelos pares), representante técnico-administrativo da Faculdade e o representante da Sociedade Civil Organizada (designado pela Direção).

⠀⠀⠀⠀⠀A seguir, as composições de cada CPA com o ato de designação, tempo de mandato e suas representatividades em cada segmento.

⠀⠀⠀⠀⠀Composição da CPA da FACET

Ato de Designação – Portaria Nº 02 de 02 de setembro de 2014 com alterações pela Portaria Nº04 de 2017

Mandato – 2014/2017

Simone Xavier Brant de Abreu

Coordenadora/ Técnico-Administrativo

Ana Cláudia de Oliveira

Docente

José Albuquerque Júnior

Docente  

Ana Clara Carvalho Diniz

Discente

Pedro Henrique Vieira Soares

Discente

Helder Alexandrino de Oliveira

Técnico-Administrativo

Ronize Lima de Morais

Sociedade Civil

Laurides Blaine Melo Ferreira

Sociedade Civil/Egressa

 

Composição da CPA da FACISA

Ato de Designação pela Portaria nº- 06 de 02 de setembro de 2015

Mandato – 2015/2018

Simone Xavier Brant de Abreu

Coordenadora/ Técnico-Administrativo

Prof.a Karla Coura

Docente

Dario Lúcio Barbosa Filho

Discente

Ronize Lima de Morais

Sociedade Civil

 

Composição da CPA da FADISA

Ato de Designação pela Portaria nº- 05 de 2015, com alterações pela Portaria de Nº 02 de 2016

Mandato – 2015/2018

Simone Xavier Brant de Abreu

Coordenadora/ Técnico-Administrativo

Gilson Cássio de Oliveira Santos

Docente

Larissa Mendes de Almeida Rocha

Discente

Julio Dídimo dos Reis Júnior  

Sociedade Civil/Egresso

 

Composição da CPA da FS

Ato de Designação pela Portaria Nº03 de 2016

Mandato – 2016/2018

Simone Xavier Brant de Abreu

Coordenadora/ Técnico-Administrativo

Samerson Vieira Araújo

Discente 

Thales Almeida Pinheiro

Docente

Janaína Ferreira Morais

Técnico-Administrativo 

Ronize Lima de Morais

Sociedade Civil

 

Composição da CPA do ISA

Ato de Designação pela Portaria Nº02 de 2015

Mandato – 2015/2017

Simone Xavier Brant de Abreu

Coordenadora/Técnico-administrativo

Ilma Mendes de Almeida

Técnico-administrativo

Naiara Vieira Silva Ivo

Docente

Simarly Maria Soares

Docente

Maria da Consolação Cota Reis e Reis

Sociedade Civil/Egressa

Ronize Lima de Morais

Sociedade Civil

 

Composição da CPA da FASASETE

Mandato – 2015/2018

Ato de Designação – Portaria nº- 02 de 2 de fevereiro de 2015

 

 

Amélia Maria Alves Rodrigues

Coordenadora

Tereza Cristina Sader Vilar

Filipe Rodrigues Garcia

Docentes

Victor Coutinho Drummond

Higor Geraldo de Amorim Gott

Discente

Álvaro Augusto Fernandes da Cruz Cátia Regina Dias Villares de Paula

Técnico administrativo 

Carlos Eduardo Vieira Gonçalves Luciano Viana Cota

Sociedade Civil 

 

 

 

 

 

 

Composição da CPA  Fasavic

 

Fernanda Mendes Alves

Coordenadora

Sônia Regina Viana Santana Cortês

Representante Discente

Luciano de Oliveira Souza Tourinho

Representante Docente

Gildásio Silveira de Oliveria

Sociedade Civil

Samila da Silva Leite Pita Rebouças

Representante Técnico Administrativo