Banner Notícia

Novas metodologias de Gestão são discutidas no VII Congresso de Administração e I Simpósio de Contabilidade

A utilização da metodologia Lego Serious Play (brincadeira séria, em português) como aprimoramento da gestão de pessoas em organizações foi o assunto discutido pelo Vice-Presidente do PMI- SP, Sérgio Ricardo do Nascimento, nessa quinta-feira, dia 05 de outubro, durante o VII Congresso de Administração e I Simpósio de Contábeis.

O Lego Serious Play é uma metodologia já utilizada em diversas empresas de grande porte no mundo. Ao invés de reuniões com discussões intermináveis, os colaboradores se reúnem para a materialização de problemas e sentimentos em figuras formadas pelos blocos de lego. “ Tudo funciona de forma lúdica, divertida. Trabalhamos com metáforas de sentimentos”, explica Sérgio Ricardo do Nascimento.

Além dessa palestra, foi realizado um painel sobre a gestão em diferentes áreas profissionais. Participaram o  Arquiteto Gil Rocha; o Administrador de Empresas e Consultor do Sebrae Leonardo Oliveira e o Agente de Inovação do programa de Inovação Minas Digital, Renan Ribeiro. Eles discutiram as deficiências na atuação de suas profissões, além de características essências para uma gestão de qualidade em cada uma das áreas.

Simpósio de Contabilidade — O Simpósio de Contabilidade abordou, na noite de ontem, 05 de outubro, no campus Shopping da Instituição, o tema “Contabilidade: Passado e Futuro”. A palestra foi ministrada pelo Professor e Ex-Pró-Reitor da Unimontes e Contador da Prefeitura, Dr. Wagner de Paulo Santiago. 

Durante o evento, o Professor abordou a história do curso de Ciências Contábeis e a importância dos profissionais da área. De acordo com ele, é de extrema importância que os acadêmicos tenham um foco e, assim, uma estratégia para se tornar excelente em um setor específico.

Segundo o Professor de contabilidade, Emiliano Grégori, o objetivo do evento é mostrar aos alunos como a profissão é hoje, como foi no passado e como vai ser no futuro. “O foco do projeto é agregar conhecimento para que os estudantes possam planejar seu futuro e sua carreira, tanto visando estar dentro de uma empresa, quanto ao abrir seu próprio negócio” diz o Professor.

 A acadêmica Paula Araújo está no 2° período de Contabilidade e afirma ser essencial discutir o curso e o profissional contador. “Acredito que abordar esse tema é fundamental, pois, os alunos quando entram na faculdade possuem uma noção crua sobre o curso,sobre o futuro profissional. A palestra conseguiu abrir minha visão para tudo isso”, explica a estudante.

Minicursos — Após a palestra foram oferecidos os minicursos Perícia Contábil pelo Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Adeilson Batista M. Filho, e Licitação Pública, pelo Professor Ms. Heráclides Veloso Marques. 

De acordo com o Professor Heráclides Marques, é importante que os acadêmicos aprendam sobre setores específicos, como a licitação pública. “Todo órgão público necessita de licitação, então daí vem a importância de seguir sua legislação. E esse é o objetivo do curso, mostrar suas leis de forma prática e, também, teórica”, afirma o Professor. Confira imagens http://bit.ly/2xluGFi.